Projetos já realizados pela Fundação
Dom, 21 de Fevereiro de 2016 08:39

Tô Conectado

Projeto que está a mais de um ano e oferece internet banda larga com velocidade de 4MB para cerca de 400 famílias da cidade de Jaguaruana. Conhecimento, cultura, desenvolvimento educacional a um click.

Centro da Juventude

Centro da Juventude: local onde diversas iniciativas juvenis acontecem a partir da filosofia do protagonismo juvenil. Lá existe uma estrutura com biblioteca, meios multimídia, quadra de esporte, piscina e salão para eventos. Os jovens de alguma forma realizam uma atividade cultural, esportiva ou de participação, e encontram neste espaço todos os meios necessários para potencializar suas ideias sendo também um espaço de convivência, educação e entretenimento saudável.

O Centro também estabelece uma parceria com escolas, universidades, e empresas que utilizam o mesmo para promover eventos, envolvendo toda a comunidade. A ausência de espaço físico para diversas iniciativas, principalmente eventos, é uma carência de muitas instituições parceiras.

Arraiá Junino

Arraiá Junino: visto que as comunidades se preparam para uma grande festa como tradição do povo da região, a Fundação realiza o Arraia Junino. O espaço do Centro da Juventude recebe toda uma ornamentação e uma cidade cenográfica é erguida para visitação.

O projeto inclui amostras da gastronomia local, festival de quadrilhas, entretenimento musical, palestras e apresentações de grupos culturais no propósito de resgatar antigos costumes.

Realizando um sonho

O maior desafio da Fundação é promover uma iniciativa que transforme a realidade da moradia de barro, mais conhecida como casa de taipa, para casas de alvenaria ou alternativas que promovam o bem estar de grande parte da população interiorana do sertão nordestino.

Neste tempo, A Fundação Educacional e Cultural Papai Noel conseguiu mobilizar um corpo de voluntários e doadores e edificaram duas residências com conforto e segurança. São iniciativas que estão em evidência para um grande sonho do Fundador em torno deste drama que acompanha a realidade brasileira de pobreza e descaso.